Se até agora a travessa do Arco já era das mais fotografadas em Tomar por causa das buganvílias, dentro de pouco tempo haverá mais motivos de atração.
É que após as obras de recuperação de uma parte do Palácio dos Velhos de Macedo, com frentes para a travessa do Arco e rua Pedro Dias, foram plantadas mais buganvílias.
Pelo menos cinco exemplares já crescem do outro lado da rua, naquilo que promete ser uma das artérias mais floridas de Tomar nesta altura do ano.
Nota para as recentes obras de recuperação do palácio, com preservação da janela de canto renascentista, com aventais trabalhados.
Em Tomar, merecem também ser contempladas as buganvílias junto ao edifício do turismo, na av. Cândido Madureira.
Apontamento de história
Palácio dos Velhos de Macedo – Edifício situado na Avenida Cândido Madureira, com frentes para a Travessa do Arco e Rua Pedro Dias; na esquina destas duas artérias ostenta uma estupenda janela de canto renascentista com aventais trabalhados. A Travessa do Arco é atravessada por uma passagem aérea coberta. Fazendo ligação com o outro corpo do edifício. Terá sido construído no início da segunda metade do século XVI.
Carlos Veloso