Com a recente retirada dos taipais das obras do Fórum Romano, atrás do quartel dos bombeiros em Tomar, é possível ver como vai ficar este novo espaço museológico.
Nesta fase apenas foi feita a cobertura e o circuito de circulação à volta das ruínas, faltando a parte da exposição dos objetos arqueológicos ali encontrados. Para a criação do Centro Interpretativo da Romanização ainda não há prazos.
Para já, além da cobertura, foram construídos dois blocos de edifícios nas laterais e instalados percursos pedonais em passadiço metálico (para que os visitantes possam apreciar as estruturas).
A empreitada, que sofreu vários meses de atraso, foi entregue à empresa Major, Santos & Filhos, limitada, de Espite, Ourém, por 529.478,18 euros.
As ruínas do Fórum de Seilium, cidade romana que aqui existiu, foram descobertas nos anos 80 por uma equipa de arqueólogos liderada por Salete da Ponte.
O projeto de arquitetura foi desenvolvido pelo gabinete Modo, do arquiteto Rui Serrano.
Mais de meio milhão para tornar visitáveis ruínas do Fórum Romano
Excelente requalificação de um espaço que esteve abandonado mesmo no meio da cidade, que passa a ser um pólo de interesse cultural.
Magnífica atitude das autoridades responsáveis e empenhadas neste projecto.
Paga Zé……
Claro que tem de ser pago com as verbas decorrentes do nossos impostos e eventualmente com fundos comunitários para a cultura. Achas mal? Porquê? O teu discurso é sempre o mesmo. É por causa de gente como tu que esta parvalheira não sai do marasmo. Ou será que queres ser só tu a viver à borla?
Retiraram os taipais, então onde é que os senhores do contra em Tomar, vão dar as suas marradelas?