Há uma nova tabela de preços para aluguer de espaços nos monumentos nacionais, em vigor a partir de 1 de setembro, mas não estão previstas alterações no que se refere ao Convento de Cristo.
Segundo um despacho conjunto dos ministros das Finanças e da Cultura publicado no Diário da República do dia 4 de agosto, é aprovado um novo “Regulamento de Cedência de Espaços dos museus, monumentos e palácios dependentes da Direção-Geral do Património Cultural”.
À semelhança de outros monumentos nacionais, o Convento de Cristo em Tomar pode ser alugado para eventos, filmagens, etc. Segundo a tabela atualmente em vigor, e que não sofre alterações, por exemplo, para promover um jantar no Refeitório dos Frades tem de desembolsar 3 mil euros pelo aluguer do espaço.
A nível nacional, há 23 monumentos históricos sob tutela da DGPC que podem ser alugados. Há um regulamento e estão definidos os preços de aluguer de espaços seja para jantares, cocktails, eventos culturais, sociais e académicos ou filmagens para televisão, cinema ou publicidade.
No Convento de Cristo os preços variam dos 250 aos 8.000 euros. Por exemplo, um evento cultural na Horta dos Frades implica o pagamento de 7.500 euros pelo espaço. Eventos nos claustros custam entre 1.500 e 4.500 euros.
O aluguer do refeitório dos Frades para um casamento custa 1.500 euros ou 3 mil euros se incluir jantar.
A estes valores acrescem os custos com a vigilância e guardaria e o IVA.