O presidente da câmara de Ferreira do Zêzere, as sete juntas de freguesia e as duas empresas do concelho produtoras de ovos, Zêzerovo e Uniovo, fundaram a Confraria do Ovo.
A cerimónia de assinatura da escritura decorreu no dia 13 de outubro, Dia Mundial do Ovo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Para Bruno Gomes, presidente da câmara, este é “mais um momento histórico para o concelho”.
A Confraria do Ovo visa promover o estudo, preservação e divulgação do Património Gastronómico de Ferreira do Zêzere, bem como a sua ligação com a arte, artesanato, ciência e literatura.
A Confraria propõe-se a:
– Organizar eventos, receções, banquetes, reuniões e manifestações similares assegurando a genuinidade dos produtos e respetiva confeção;
– Apoiar a elaboração e divulgação de trabalhos sobre gastronomia regional e local, nomeadamente receitas à base de Ovo, tendo em consideração a sua história e técnicas tradicionais de produção e confeção;
– Promover conferências e passeios culturais;
– Divulgar, recorrendo a todos os meios adequados, as virtudes e tradições ligadas a Ferreira do Zêzere e ao Ovo;
– Estabelecer relações com outras Confrarias portuguesas ou estrangeiras existentes, privilegiando as que se centrem na Gastronomia Portuguesa;
– Colaborar com os Órgãos Locais, Regionais, Nacionais ou Internacionais de turismo em todas as ações tendentes à divulgação e promoção do património local.
Apresentada como capital do ovo, Ferreira do Zêzere é o concelho que bate recordes de produção de ovos: mais de 1 milhão por dia.
Em 2012, foi nesta vila que se confecionou a maior omelete do mundo. Bateu o recorde Guiness, com 6466 quilos e mais de 160 mil ovos.
Estatutos da Confraria do Ovo – Ferreira do Zêzere
Espero que o pessoal das Caldas da Rainha se lembre de semelhante coisa…😜😜😜😜😜😜😜😜