É no dia 10 de abril, domingo, às 17h00, no salão da câmara, que o povo de Tomar vai decidir se há ou não Festa dos Tabuleiros em 2023 e quem será o mordomo.
A pouco dias da decisão popular começam a surgir os primeiros candidatos ao cargo.
Foi hoje lançada no Facebook a página “Queremos Mário Formiga para Mordomo da Festa dos Tabuleiros 2023” que já soma dezenas de likes e manifestações de apoio.
Como já noticiámos, a anterior mordoma, Maria João Morais, por motivos familiares, não está disponível para desempenhar novamente o cargo. O mesmo acontece com o seu antecessor, João Victal, que já liderou três festas e não é sua intenção voltar a ser mordomo.
Nos bastidores fala-se noutros nomes como potenciais candidatos ao cargo, sobretudo pessoas ligadas ao “núcleo duro” da organização da festa.
Para já o primeiro nome de que se fala é Mário Formiga que tem pertencido à comissão central em anteriores festas e com um papel preponderante nas ruas ornamentadas, na saída das coroas e nos cortejos.
Casado e pai de dois filhos, Mário Formiga tem 50 anos e é explicador.
A Festa dos Tabuleiros realiza-se normalmente de quatro em quatro anos entre finais de junho e o início de julho, sendo que o cortejo principal decorre no primeiro ou no segundo domingo de julho.
Não vai haver escolha nenhuma e já se sabe que vai haver festa. Quem espatifa dinheiros públicos já resolveu. É mais uma saloiada ao gosto da maioria dos tomarenses básicos. Desta vez vai custar à volta de 900 mil euros, “para promover Tomar”.
900 mil euros para divertir 40 mil habitantes, é só fazer as contas, como disse em tempos o Guterres. E depois não se queixem que a água está cara. que as taxas são abusivas, que a corrupção é mais cara aqui que em Ourém ou Leiria, blá-blá-blá-blá-blá-blá. Tratem mas é de ganhar juízo, se ainda conseguirem. Senão…
Não descurando de forma alguma as capacidades do Sr. Mário Formiga haverá outros nomes também capazes , como por exemplo o Sr. Hélder Henriques ou o Sr. Eng. Mário Costa , com isto digo que todos serão competentes !
Boa sorte !
Penso que José Oliveira está bastante correto. Não basta ter uma foto ao lado da antigo Mordomo para passar a experiência e dedicação de alguns nomes já falados, nomeadamente Eng. Mário Costa e Eng. José Perfeito. Penso que a escolha devia ser mais ponderada e não baseada em campanhas de Facebook como se estivessemos a falar da Lista A, B ou C de alguma escola da zona. 😉
O que interessa é ser eng. ou dr.As competências não contam.